Equipe
Equipe
Coordenação
Bruno Alcione Novadvorski Scheeren
Artista visual, curador, crítico de arte, pesquisador. Doutorando e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, orientado pelo Prof. Dr. Alexandre Sá. Bolsista FAPERJ – Nota 10. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, IA/UFRGS (2021). Técnico em Produção de Moda, formado pelo SENAC – Brusque/SC (2014). Coidealizador e coorganizador do Projeto Ars Sexualis (2021 em diante). Colaborador da Falo Magazine. Editor-chefe da revista Corpo Explícito (2020/2021). É membro do Grupo de Nervo Crítico, coordenado pela Profa. Dra. Bruna Fetter, do Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS. Como artista, já expôs individual e coletivamente nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Tem artigos apresentados e publicados em anais de congressos nacionais e internacionais. Tendo o seu corpo como suporte se apropria de várias linguagens e poéticas para falar de questões que perpassam pelo corpo em sua nudez, as práticas sexuais e o cu, temáticas que lhe atraem também para os exercícios de curadoria e da crítica de arte.
Sue Gonçalves de Mello
Pessoa trans não binárie, mestrande em História, teoria e crítica de arte pelo PPGAV/UFRGS e bacharel em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É organizadore do Ars Sexualis - Seminário Internacional de Artes Visuais e também idealizadore do Projeto Ars Sexualis. Fez parte do Núcleo Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana, atuando como mediadore, e atualmente faz parte do Núcleo de Produção da mesma instituição. Também é crítico de arte, produtore e curadore independente. Atualmente é um dos críticos vinculado ao Nervo Crítico, projeto de extensão universitária do Departamento de Artes Visuais da UFRGS. Fez parte do corpo editorial da revista acadêmica Ícone: Revista Brasileira de História da Arte entre 2020 e 2022. Entre 2019 e 2022 foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFRGS), e entre 2022 e 2023 foi Bolsista (PIBIC CNPq). Em seu trabalho de conclusão de curso tenciona os conceitos de obscenidade e censura nas artes visuais brasileiras. Também desenvolve pesquisas sobre a obscenidade e as representações das sexualidades nas artes visuais (ARS SEXUALIS) tendo foco principal nas sexualidades dissidêntes do Sul Global.
Christian Gustavo de Sousa
Designer gráfico. Artista visual. Fotógrafo. Performer. Doutorando em Artes (PPGARTES/UERJ) com orientação do Prof. Dr. Aldo Victório Filho e coorientação do Prof. Dr. Marco Antônio Vieira (UEPG). Mestre em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS) com orientação da Prof.ª Dra.ª Mônica Zielinsky e coorientação do Prof. Dr. Leandro Colling (UFBA). Pós-graduado no Curso de Especialização em Artes Visuais - Cultura & Criação pelo Centro de Educação Profissional a Distância do SENAC do Distrito Federal (Unidade EAD - SENAC - DF) (2011). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) (2002). Desde 2002, CEO e fundador da The Red Studio. Teve trabalhos expostos em diversas cidades como São Paulo, Santos, Campinas, Amparo, São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), na revista britânica Haüs Magazine, na revista alemã My Gay Eye (Mein schwules Auge), entre outros. Por fim, editor-chefe da revista [pós]CORPOS (ISSN 2675-728).
Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira
Bacharel em Artes Plásticas (habilitações em Desenho, 1986, e em Pintura, 1988) e em Comunicação Social (1980) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Artes Visuais pela UFRGS (1999 e 2008, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte. Professor no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, IA/UFRGS.
Colaboração
Íra Lopes Barillo
Fotógrafo, artista visual e doutorande em Artes na UERJ (bolsa CAPES). Cria e pesquisa imagens sobre o grotesco, monstruosidades, performances de gênero, sexualidade e festa. Colabora com artistas em retratos fotográficos realizados em espaços públicos e faz colagens a partir de autorretratos. É natural do interior do estado do Rio de Janeiro e vive na capital há mais de dez anos. Fez a curadoria e parte das imagens do fotolivro “Montação”, publicado em 2021 pela Editora Philos, com fotografias sobre a cena noturna de drag queens e dançarines burlesques do Rio de Janeiro. Seus trabalhos em artes visuais já foram publicados em livros e revistas e expostos no Brasil e Estados Unidos, mas também ocupam muros da cidade e paredes de exposições no formato lambe-lambe.
Darío Marroche
Formado em arquitetura e artes visuais. Atualmente, trabalha como artista gráfico e editor, coordenando o projeto de arte impressa microutopias: investigação sobre a publicação e produção gráfica de gravuras, publicações de artista e acções gráficas. Explora o formato impresso e o recurso gráfico como elemento narrativo das obras, ampliando suas interpretações e a criação de sentidos e subjetividades, em projetos colaborativos concebidos como exercícios criativo-reflexivos de co-criação. Valoriza a publicação como suporte material e expressivo de ideias, e como ferramenta de comunicação e promoção de discursos artísticos, poéticos e políticos, entendendo assim o trabalho como uma prática artística socialmente comprometida, geradora de arquivos e construtora de memória. Faz parte das redes internacionais Publication Studio e Lumbung of Publishers da Documenta 15. Organiza a Feira de Arte Impressa de Montevidéu e actividades relacionadas com a feitura de livros e a sua socialização. Investiga a edição como prática artística de ação comunitária. Produz a partir do Sul.
Apoio
Claudio Honorato Junqueira Vasconcelos Junior
Graduando de Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Estagiário de Produção e Montagem de exposições no MACRS (Museu de Artes Contemporânea do Rio Grande do Sul).